Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


pa03_05

Atualizar, bienalmente, o Portfólio de Sistemas e Aplicações

No portfólio de sistemas e aplicações mantidos pela UFPel, atualmente se têm inúmeras soluções de TICs. Reitera-se que a Universidade oferece serviços, como o Sistema Cobalto (sistema integrado de gestão acadêmica e administrativa), o chamado WordPress Institucional e o outsourcing de impressão, dentre outros, que pressupõem o protagonismo de centenas de pessoas, além do quadro de TI.


Entregáveis


Discentes, docentes, técnico-administrativos, egressos e comunidade externa têm acesso personalizado ao Sistema Cobalto. De acordo com o perfil de acesso (autenticado pelo CPF), módulos correspondentes às especificidades dos usuários são disponibilizados. O Sistema Cobalto segue os princípios de utilização de software livre e integra por meio de “módulos”, as diversas “funcionalidades” acadêmicas e administrativas da UFPel. O WordPress é outra solução ágil e amigável oferecida para construção de websites dinâmicos e publicação de multimídias. Já o chamado outsourcing de impressão, ou seja, a locação de impressoras, foi a solução de TI encontrada pela UFPel para oferecer serviços de scanners, multifuncionais e outros equipamentos relacionados.

De acordo com informações obtidas na Coordenadoria de Sistemas de Informação (CSI), em abril de 2022, o Sistema Cobalto constitui-se por cerca de 50 módulos, subdivididos em aproximadas 670 funcionalidades. Possui 180 grupos de acessos, ou seja, 180 agrupamentos diferentes de pessoas capazes de acessar determinados módulos e/ou funcionalidades. O grupo de acesso com maior número de usuários é o de alunos vinculados, com mais de 30 mil estudantes. Outro grupo de acesso abrangente é o de servidores, agrupando quase 3.000 pessoas: 1.473 docentes e 1.247 técnico-administrativos.

Em relação ao WordPress Institucional, de acordo com a Seção de Projetos de Websites (SPW), vinculada à Coordenadoria de Sistemas de Informação (CSI), existem 1072 sites na UFPel: 74 de cursos de graduação, 134 de eventos, 197 de grupos de pesquisa, 64 de programas de pós-graduação, 158 de professores e disciplinas, 274 de projetos, 72 de unidades acadêmicas e 99 de unidades administrativas.

No período entre janeiro a dezembro de 2021, esses sites receberam 4.370.686 visitas, sendo 11.889.959 ações (visualizações de páginas, downloads e links externos). Também merecem destaque os números do Portal da UFPEL e do Portal Institucional, que atingiram no mesmo período, respectivamente, 638.286 e 801.134 acessos.

Em relação ao outsourcing de impressão, existe uma centena de pontos, distribuídos entre os câmpus do centro de Pelotas e o campus do Capão do Leão. De acordo com a Coordenação de Redes e Infraestrutura (CREI), o volume de tráfego da rede da UFPel é, em média, oito TBytes por dia. Essa rede é composta por aproximadamente 700 dispositivos, entre switches, roteadores e access points. Existem cerca de 160 servidores em rede na UFPEL e, diariamente, se conectam, em média, 8000 dispositivos nos diferentes espaços da Universidade.


<Voltar à página anterior>

pa03_05.txt · Última modificação: 2023/01/27 08:47 por fpmr